Qual é o viés egoísta? (2023)

O que é o viés de autoatendimento?

Oegoístaviés é um tipo de viés cognitivo que envolve assumir o crédito pessoal pelos sucessos enquanto culpa os resultados negativos por fatores externos. Embora esse viés às vezes signifique fugir da responsabilidade pessoal por suas ações, o viés egoísta também atua como ummecanismo de defesaque protegeauto estima.

O viés de autoatendimento ocorre em uma ampla gama de ambientes, incluindo escola, trabalho, relacionamentos interpessoais, escolhas de consumo e esportes. É influenciado por uma série de fatores diferentes, incluindo locus de controle, motivação, idade e cultura

Exemplos de viés de autoatendimento

Existem vários sinais diferentes de que o viés de autoatendimento pode estar influenciando a forma como você atribui eventos.

Digamos que você aceite um exame.O viés egoísta o levaria a acreditar que é porque você estudou duro.Se você reprovou, por outro lado, pode acreditar que foi porque o professor não explicou a matéria corretamente, a sala de aula estava muito quente ou seu colega de quarto o deixou acordado a noite toda antes da prova.

Todas essas coisas podem ser verdadeiras, mas não representam um quadro completo de todas as circunstâncias que levaram ao seu desempenho no teste. Alguns outros exemplos desse viés:

  • Após um acidente de carro, ambas as partes envolvidas culpam o outro motorista por causar o acidente.
  • Após uma reunião desastrosa com um cliente em potencial, um representante de vendas culpa a perda da conta pelas práticas comerciais sujas de um concorrente.
  • Um jogador de basquete do ensino médio faz um lance durante os segundos finais de um jogo e consegue fazer uma cesta.Eles atribuem isso inteiramente à sua habilidade no jogo, descontando a sorte, o papel de colegas de equipe e jogadores opostos e assim por diante.

Por que o viés egoísta acontece

Existem alguns fatores diferentes que podem influenciar se as pessoas provavelmente se envolverão em explicações egoístas para o comportamento.

Locus de controle

Locus de controle envolve crenças pessoais sobre os fatores que fazem com que diferentes eventos aconteçam. De um modo geral, as pessoas tendem a ter umainternolocus de controle ou umexternolocus de controle.

Uma pessoa com um locus de controle interno acredita que tem muito controle sobre os eventos que acontecem em sua vida.Eles podem receber crédito pelas grandes coisas que acontecem, mas às vezes também significa que eles assumem a culpa por coisas que estão fora de seu controle.

Alguém com um local de controle externo é mais provável de atribuir resultados às forças externas.Em vez de acreditar que eles têm o poder de influenciar o que acontecerá, eles tendem a assumir que nada que eles fazem terá algum impacto e que apenas fatores externos determinam o que acontecerá.

Uma pessoa com um locus de controle interno pode se sentir bem com suas realizações, mas também pode assumir vergonha e culpa que realmente não pertencem a eles.Uma pessoa com um locus de controle externo evita essa culpa, mas também tende a se sentir mais impotente e impotente para controlar seu destino.

Uma pessoa com um locus de controle externo é mais propensa a se envolver em explicações egoístas para o fracasso do que pessoas com um locus de controle interno. Ao assumir o crédito pelos sucessos e atribuir a culpa a outros pelos fracassos, eles são capazes de proteger sua auto-estima.

Fatores Motivacionais

Diferentes tipos demotivaçãotambém pode influenciar o viés de autoatendimento. Quando motivadas pelo autoaperfeiçoamento, as pessoas sentem a necessidade de usar atribuições internas para o sucesso e atribuições externas para o fracasso, a fim de melhorar sua visão de si.

A imagem que as pessoas desejam transmitir a outras pessoas, ou sua auto-apresentação, também afeta as atribuições de autoatendimento.Receber crédito por resultados positivos e colocar a culpa em outros lugares por negativos ajuda as pessoas a se apresentarem a outras pessoas sob uma luz mais positiva.

idade e sexo

Foi demonstrado que a idade e o sexo influenciam o viés de autosserviço.Os adultos mais velhos tendem a fazer mais atribuições internas – isto é, creditam a si mesmos por seus sucessos. Os homens são mais propensos a fazer atribuições externas, o que significa que tendem a culpar forças externas por seus fracassos.

influências culturais

A influência cultural pode desempenhar um papel na frequência com que as pessoas se envolvem no viés egoísta.Embora esse viés seja bastante difundido nos Estados Unidos e no Canadá, ele tende a ser muito menos frequente nos países asiáticos.

Culturas individualistascomo os EUA colocam uma ênfase maior na realização pessoal e na auto-estima, portanto, proteger-se de sentimentos de fracasso é mais importante. Emculturas coletivistas, Assim,as pessoas são mais propensas a atribuir o sucesso pessoal à sorte e os fracassos à falta de talento.

Existem alguns cenários em que o viés egoísta é menos provável.Pessoas em relacionamentos românticos e amizades íntimas podem tender a ser mais modestas, por exemplo.Seus amigos ou seu parceiro, em outras palavras, mantêm você sob controle com críticas honestas sobre quando uma situação ruim pode ser pelo menos parcialmente a sua.

Impacto do viés de autoatendimento

Em muitos casos, esteViés cognitivopermite que você proteja sua auto-estima. Ao atribuir eventos positivos a características pessoais, você aumenta sua confiança. Ao culpar forças externas pelos fracassos, você protege sua auto-estima e se isenta de responsabilidades pessoais.

Uma vantagem desse viés é que ele leva as pessoas a perseverar mesmo diante da adversidade.

Um trabalhador desempregado pode se sentir mais motivado a continuar procurando trabalho se atribuir sua desemprego a uma economia fraca, por exemplo, em vez de alguma falha pessoal.Um atleta pode se sentir mais motivado a ter um bom desempenho se acreditar que seu fracasso durante um evento anterior foi o resultado do mau tempo, e não a falta de habilidade.

Como evitar o viés de autoatendimento

Embora o viés egoísta seja bastante comum, ele pode ter vários efeitos negativos na tomada de decisões.Existem algumas estratégias que podem ajudar a evitar esse viés ou impedir que ele afete suas escolhas de maneiras prejudiciais.

  • Aprenda a identificá-lo: Tornar-se mais consciente do viés pode ajudá-lo a ver as situações de forma mais realista. Ao avaliar situações, reserve um momento para considerar se suas avaliações podem ser influenciadas por esse viés.
  • Pratique a autoaceitação: Ser capaz de aceitar seus defeitos e ser gentil consigo mesmo reduz o impacto dos fracassos na autoestima.
  • Trate-se com compaixão: Olhe para si mesmo com amor, mesmo quando você comete erros.A pesquisa descobriu que o uso da auto-compaixão reduz sentimentos e pensamentos negativos.
  • Reduza a autocrítica: Parte da práticaauto compaixãoTambém envolve trabalhar para ser menos autocrítico.Estudos sugerem que os atletas que usam a auto-compaixão são menos críticos depois de cometer um erro.

Potenciais Armadilhas

Embora o viés de autosserviço possa proteger a auto-estima, ele pode levar as pessoas a evitar a responsabilidade por suas próprias ações. Se eles são incapazes de ver a situação com precisão, isso significa que eles podem não aprender nada com seus próprios erros.

Muitas vezes, quando uma pessoa estádepressivoou tem baixa autoestima, esse tipo de viés pode ser revertido: eles vão atribuir resultados positivos a ajuda externa ou mesmo à sorte, e se culpam quando coisas ruins acontecem.

Outros tipos de vieses cognitivos

8 Fontes

Muito Well Mind usa apenas fontes de alta qualidade, incluindo estudos revisados por pares, para apoiar os fatos em nossos artigos.Leia o nossoProcesso editorialPara saber mais sobre como verificamos e mantemos nosso conteúdo preciso, confiável e confiável.

  1. Zhang Y, Pan Z, Li K, Guo Y.Viés egoísta nas memórias.Exp Psychol. 2018;65(4):236-244. doi:10.1027/1618-3169/a000409

  2. Korn CW, Rosenblau G, Rodriguez Buritica JM, Heekeren HR.O processamento do feedback de desempenho é influenciado positivamente, conforme previsto pela teoria da atribuição.PLoS um. 2016;11(2):e0148581. doi:10.1371/journal.pone.0148581

  3. Shepperd J, Malone W, Sweeny K.Explorando as causas do viés egoísta: o viés egoísta.Bússola Soc Pers Psychol. 2008;2(2):895-908. doi:10.1111/j.1751-9004.2008.00078.x

  4. Miyamoto R, Kikuchi Y.Diferenças de gênero da atividade cerebral nos conflitos baseados na auto-estima implícita.PLoS um.2012; 7 (5): E37901.doi: 10.1371/journal.pone.0037901

  5. Bart VKE, Sharavdorj E, Bazarvani K, Munkhbat T, Wenke D, Rieger M.Era eu: o uso do senso de pistas de agência difere entre as culturas.Front Psychol. 2019;10:650. doi:10.3389/fpsyg.2019.00650

  6. Wang X, Z é muito GL, Lil, Eta.Imune à situação: o viés egoísta em contextos inequívocos.Front Psychol. 2017;8:822. doi:10.3389/fpsyg.2017.00822

  7. Reis para, Kowalski KC, Ferguson LJ, Sabiston CM, Sedgwick WA, Crocker para.Autocompaixão e respostas de mulheres atletas a situações esportivas emocionalmente difíceis: uma avaliação de uma breve indução.Psychol Sport Exerc.2015; 16: 18-25.Doi: 10.1016/j.psychsport.2014.08.011

  8. Mosewich AD, Crocker P RE, Kowalski KC, Delongis A.Aplicando a auto-compaixão no esporte: uma intervenção com mulheres atletas.J Sport Exerc Psychol.2013; x5 (5): 514-24.de: 10.1123/pax5.5.514

Leitura Adicional

What Is the Self-Serving Bias? (1)

PorKendra Cherry
Kendra Cherry, MS, é autora do "Everything Psychology Book (2nd Edition)" e escreveu milhares de artigos sobre diversos tópicos de psicologia. Kendra possui mestrado em educação pela Boise State University com interesse primário em pesquisa em psicologia educacional e bacharelado em psicologia pela Idaho State University com cursos adicionais em uso de substâncias e gerenciamento de casos.

Veja nosso processo editorial

Conheça nosso quadro de revisão

Compartilhar comentários

Esta página foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!

Qual é o seu feedback?

FAQs

Qual o comportamento de uma pessoa egoísta? ›

Todo mundo é capaz de citar, em linhas gerais, as características de um egoísta: alguém que só pensa em si mesmo e nas próprias necessidades e se coloca, na maioria das vezes, em primeiro lugar, desconsiderado os demais, mesmo que os magoe.

O que é ser uma pessoa egoísta? ›

Egoísta é um adjetivo de dois gêneros que qualifica aquele indivíduo que trata só de seus interesses, que só consegue pensar em si mesmo, em seus desejos e necessidades.

Quais são os tipos de egoísta? ›

Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito.

Como funciona a mente de um egoísta? ›

Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro. O mundo gira ao redor dela, portanto, tudo que não estiver ligado a ela é desinteressante.

O que o egoísmo pode causar? ›

Egoístas produzem muitos hormônios do estresse. E o contrário é verdadeiro, ou seja, quando você luta contra o egocentrismo e faz o bem a outros, há uma produção de neurotransmissores que acalmam a mente, ativam o sistema imunológico, e corrige o estado de tristeza e de ansiedade.

Como saber se você é uma pessoa egoísta? ›

“Egoísmo: excessivo amor aos próprios interesses, sem atender aos dos outros. Egoísta: diz-se de pessoa que trata só dos seus próprios interesses, comodista.” Então, o egoísmo é quando uma pessoa está centrada APENAS em si mesma, cuidando SOMENTE dos próprios interesses.

O que a Bíblia fala sobre o egoísmo? ›

O egoísmo é uma característica ou condição da pessoa que busca exclusivamente a sua felicidade e satisfação pessoal. Na Bíblica, o egoísmo significa pecado. Mais que um sentimento ou característica da personalidade de alguém, a Bíblia nos alerta para o mal dessa propensão natural.

Como se chama uma pessoa que quer tudo do seu jeito? ›

O que é mania de controle? A pessoa controladora sente a necessidade de ficar de olho em tudo. Ela tenta manejar a vida alheia, oferecendo palpites aqui e ali ou fazendo escolhas pelos outros, principalmente no caso de filhos, cônjuges e amigos íntimos.

Como lidar com uma pessoa egoísta? ›

Compreender os motivos por trás do egoísmo, estabelecer limites claros, promover empatia e comunicação aberta, e manter o foco em seus próprios objetivos são algumas das abordagens eficazes. Lembre-se de que você tem o poder de controlar suas reações e escolher como lidar com esse tipo de situação.

É normal ser egoísta? ›

Em alguma área da personalidade somos egoístas. Entretanto, não há como mensurar um egoísmo normal ou exagerado. O parâmetro que se utiliza nas ciências psicológicas é o de analisar os prejuízos e sofrimentos que determinado comportamento ou pensamento causam ao próprio indivíduo e à coletividade.

O que é o amor egoísta? ›

O amor egoísta gira em torno de "eu", "eu" e "meu". Uma pessoa cujo amor gira em torno de si mesmo é como uma aranha no meio de sua teia, segurando todos os fios da mão. Tudo gira em torno de si mesmo.

Qual é a diferença entre orgulho e egoísmo? ›

Egoísmo é um exclusivismo que faz o indivíduo se referir tudo a si próprio. É um orgulho, uma presunção. A pessoa que trata só de seus interesses, que carrega consigo os sentimentos do egoísmo é adjetivada de egoísta.

Qual é o sinônimo da palavra egoísta? ›

1 individualista, autocentrado, egocêntrico. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Interesseiro: 2 interesseiro, comodista.

Qual a diferença de egoísmo e egoísta? ›

Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo. Priorizando o seu ego, o egocêntrico simplesmente prioriza a sua razão sobre a razão de terceiros, ignorando o ego dos outros.

O que é egoísmo para a psicologia? ›

Egoísmo: preocupação excessiva com as próprias vantagens à custa das dos outros. Maquiavelismo: atitude manipuladora e insensível e a crença de que os fins justificam os meios. Desconexão moral: estilo de processamento cognitivo que permite que as pessoas se comportem sem ética e sem sentir angústia.

Como saber se sou egoísta no relacionamento? ›

7 sinais de que você está namorando uma pessoa egoísta
  1. 1 – O que mais importa para essa pessoa é a sua carreira, não a sua personalidade. ...
  2. 2 – Você sente que a outra pessoa controla a sua vida. ...
  3. 3 – Seu parceiro diz mais “eu” do que “nós” ...
  4. 4 – Essa pessoa não se importa com o seu sucesso.
Sep 29, 2018

Como é o relacionamento amoroso com uma pessoa egocêntrica? ›

Agradar, se preocupar e se sacrificar não é amar. Se relacionar com pessoas com características egocêntricas pode ser muito desafiador. No começo você nem percebe e acha legal ter uma pessoa decidida ao seu lado. Além disso, você está tão apaixonada que nem liga para atender aos pedidos do amado ou da amada.

Quais são os males do egoísmo? ›

Porém, o egoísmo movido somente pela autossatisfação, pode proporcionar malefícios não somente ao coletivo, como a nós mesmos. Ao desconsiderarmos os limites e as necessidades alheias para conquistarmos nossos próprios objetivos, criamos um mal-estar geral, que causa o afastamento das pessoas à nossa volta.

Como ser egoísta em um relacionamento? ›

Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a parar de ser egoísta com o seu parceiro.
  1. Assuma a sua responsabilidade. ...
  2. Desenvolva a empatia. ...
  3. Treine a assertividade. ...
  4. Pergunte ao seu parceiro como ele se sente. ...
  5. Pergunte a si mesmo do que o seu parceiro precisa. ...
  6. Consulte um profissional.
Nov 5, 2021

O que fazer para não ser egoísta? ›

Fazer parte de equipes é uma ótima estratégia para deixar de ser egoísta, não importa a situação: no trabalho, na escola ou universidade ou até em brincadeiras em família ou com amigos. Passe a prestar mais atenção às suas interações com colegas e coloque as necessidades e os objetivos do grupo acima dos seus.

Como se chama uma pessoa que não aceita críticas? ›

A pessoa com transtorno de personalidade esquiva é muito sensível a qualquer coisa crítica, à falta de aprovação ou à ridicularização, porque pensa constantemente sobre ser criticada ou rejeitada por outros.

É egoísmo se colocar em primeiro lugar? ›

Aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoísmo, nem orgulho. É amor próprio” (Charles Chaplin).

Como se chama uma pessoa que não divide as coisas? ›

Significado de melisquência: Pessoa que nega ou não gosta de dividir.

O que é egoísmo saudável? ›

“Egoísmo Saudável é uma atitude que beneficia não só você, mas também os que estão à sua volta. Uma atitude que mostra como, quando cuidamos primeiro de nós, estamos em condições melhores de nos dedicar à família, amigos, trabalho, aos nossos hobbies e paixões”.

Como se chama uma pessoa que se acha muito? ›

Arrogante

Um indivíduo que age de forma prepotente, soberba. Para usar uma expressão popular, o arrogante é aquele que “se acha”, demonstrando superioridade, orgulho excessivo e desprezo pelas outras pessoas.

Quando a pessoa fala ok? ›

OK ou Okay (em inglês) é uma expressão utilizada quando algo está bem, correto ou que foi compreendido. É dito no sentido de afirmação ou aceitação de algo.

Como se chama a pessoa que entende de tudo? ›

Em termos menos formais, um polímata pode referir-se simplesmente a alguém que detém um grande conhecimento em diversos assuntos.

Qual é a idade do egocentrismo? ›

Esse problema ou fenômeno é o que se manifesta no linguajar da criança de 2-3 a 7-8 anos de idade e ao qual os autores da primeira públicação convencionaram em chamar de egocentrismo, termo que passou a ter um significado diferente daquele que até então lhe era comumente atribuído.

Como lidar com uma pessoa que quer tudo do jeito dela? ›

Como você pode ajudar este perfil de pessoa
  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

Por que o ser humano só pensa em si mesmo? ›

Pessoas que só pensam em si são naturalmente egocêntricas e adoram estar no centro das atenções. Para conseguir isso, chegam a ignorar a participação de outros indivíduos na realização de projetos, apenas para colherem os louros sozinhas.

Qual é a diferença entre amor próprio é egoísmo? ›

De acordo com o dicionário, egoísmo é “falta de altruísmo; apego excessivo aos próprios interesses; comportamento da pessoa que não tem em consideração os interesses dos outros; tendência de excluir os outros, tornando-se a única referência sobre tudo”. Já o amor-próprio é um sentimento afetivo em relação a si mesmo.

Qual a diferença entre uma pessoa egoísta e uma pessoa egocêntrica? ›

Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo. Priorizando o seu ego, o egocêntrico simplesmente prioriza a sua razão sobre a razão de terceiros, ignorando o ego dos outros.

O que é ser egoísta no relacionamento? ›

Em um relacionamento com o egoísta, por exemplo, não há troca, reciprocidade e nem retroalimentação. Além disso, está ligado com o ato de pensar/agir exclusivamente pensando em si mesmo, como se o outro não existisse, agindo apenas em benefício próprio.

Quando a pessoa só quer as coisas pra ela? ›

Egocêntrico é um adjetivo masculino que se refere ao egocentrismo, relativo ao ego, e descreve alguém que se considera como o centro de todo o interesse. Alguns sinônimos de egocêntrico são: egoísta, narcisista e metido.

Como age uma pessoa egocêntrica? ›

Uma pessoa egocêntrica não consegue demonstrar empatia, ou seja, não consegue colocar no lugar do outro, porque está constantemente ocupado com os seu "eu" e com os seus próprios interesses. Um indivíduo egocêntrico é também egoísta, porque pensa só em si ou pelo menos pensa em si mesmo em primeiro lugar.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Horacio Brakus JD

Last Updated: 28/08/2023

Views: 5527

Rating: 4 / 5 (71 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Horacio Brakus JD

Birthday: 1999-08-21

Address: Apt. 524 43384 Minnie Prairie, South Edda, MA 62804

Phone: +5931039998219

Job: Sales Strategist

Hobby: Sculling, Kitesurfing, Orienteering, Painting, Computer programming, Creative writing, Scuba diving

Introduction: My name is Horacio Brakus JD, I am a lively, splendid, jolly, vivacious, vast, cheerful, agreeable person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.