Explorando novos lados da pesquisa sobre clima e sustentabilidade (2023)

22 de abril de 2023

Exploring new sides of climate and sustainability research (1)

Melissa Stok, aluna do DMSE no Programa de Bolsistas de Clima e Sustentabilidade do MCSC, durante uma discussão em sala de aula. Foto: André Okyere

Quando o Consórcio de Clima e Sustentabilidade do MIT (MCSC) lançou seuPrograma Bolsas de Clima e Sustentabilidadeno outono de 2022, o objetivo era oferecer aos alunos de graduação uma maneira única de desenvolver e implementar projetos de pesquisa com o forte apoio mútuo e do corpo docente do MIT. Agora em seu segundo semestre, o programa está enfatizando o valor de promover esse tipo de rede - uma comunidade com alunos do MIT em seu núcleo, explorando seus diversos interesses e paixões nas áreas de clima e sustentabilidade.

Inspirado pelo sucesso do MITSuperUROP[Programa de Oportunidades de Pesquisa de Graduação], o Programa de Bolsas de Estudo de Clima e Sustentabilidade do MCSC de um ano inclui um componente de sala de aula combinado com oportunidades de aprendizado experimental e orientação, tudo centrado em tópicos de clima e sustentabilidade.

“Aproveitar a inovação, a paixão e a experiência de nossos alunos talentosos é fundamental para a missão do MIT de enfrentar a crise climática”, diz Anantha P. Chandrakasan, reitora da Escola de Engenharia, Vannevar Bush Professor de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação e presidente do MCSC. “O programa está ajudando a treinar alunos de várias disciplinas e origens para serem líderes eficazes em funções com foco no clima e na sustentabilidade no futuro.”

“O que achamos inspirador sobre o programa SuperUROP existente do MIT foi como ele oferece aos alunos a orientação, treinamento e recursos de que precisam para investigar os problemas mais difíceis do mundo”, diz Elsa Olivetti, professora associada de Esther e Harold E. Edgerton em ciência de materiais e Engenharia e co-diretor do MCSC. “Esse nível incrível de suporte e orientação incentiva os alunos a pensar e explorar de maneiras criativas, fazer novas conexões e desenvolver estratégias e soluções que impulsionam seu trabalho.”

O primeiro e atual grupo de bolsistas de Clima e Sustentabilidade é composto por 19 alunos, representando a Escola de Engenharia do MIT, Faculdade de Computação do MIT Schwarzman, Escola de Ciências, Escola de Arquitetura e Planejamento e Escola de Administração do MIT Sloan. Esses alunos estão aprendendo novas perspectivas, abordagens e ângulos em clima e sustentabilidade - uns com os outros, professores do MIT e profissionais da indústria.

Projetos com aplicações do mundo real

Os alunos do programa trabalham diretamente com professores e pesquisadores principais do MIT para desenvolver seus projetos de pesquisa focados em um amplo escopo de tópicos de sustentabilidade.

“Esse amplo escopo é importante”, diz Desirée Plata, professora de Desenvolvimento de Carreira Gilbert W. Winslow do MIT em Engenharia Civil e Ambiental, “porque soluções climáticas e de sustentabilidade são necessárias em todas as facetas da sociedade. Por muito tempo, as pessoas buscaram uma solução “bala de prata” para os problemas das mudanças climáticas, mas não chegamos a esse ponto com uma única decisão tecnológica. Esse problema foi criado em um espectro de atividades sociotecnológicas, e um pensamento fundamentalmente diferente em um espectro de soluções é o que é necessário para nos levar adiante. Os alunos do MCSC estão trabalhando para fornecer essas soluções.”

Estudante de graduação e especialista em física M. (MG) Geogdzhayeva está trabalhando comRafael Ferrari, Cecil e Ida Green Professor de Oceanografia no Departamento de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias, e diretor do Programa em Atmosferas, Oceanos e Clima, em seu projeto “Usando cadeias de Markov de tempo contínuo para projetar eventos extremos sob clima”. A pesquisa de Geogdzhayeva apóia aProjeto emblemático dos Grandes Desafios do Climaque a Ferrari está liderando junto com o professorNoelle Eckley Selin.

“O projeto em que estou trabalhando tem uma abordagem semelhante ao projeto Climate Grand Challenges, intitulado “Traga a computação para o desafio climático”, diz Geogdzhayeva. “Estou projetando um emulador para climas extremos. Nosso objetivo é resumir as informações climáticas ao que for necessário e criar uma estrutura que possa fornecer informações específicas – a fim de desenvolver previsões valiosas. Como alguém que tem formação em física, o Climate and Sustainability Scholars Program me ajudou a pensar sobre como minha pesquisa se encaixa no mundo real e como ela poderia ser implementada.”

Investigando a tecnologia e as partes interessadas

Dentro do desenvolvimento de tecnologia, Jade Chongsathapornpong, também graduada em física, está mergulhando em reações catalíticas fotomoduladas para aplicações de energia limpa. Chongsathapornpong, que trabalhou com o MCSC emcaptura e sequestro de carbonoatravés do Programa de Oportunidades de Pesquisa de Graduação (UROP), agora está trabalhando comHarry Tuller, R.P. Simmons Professor de Cerâmica e Materiais Eletrônicos do MIT. Louise Anderfaas, graduada em ciência e engenharia de materiais, também está trabalhando com Tuller em seu projeto “Detetores robustos e de alta sensibilidade para exploração de poços geotérmicos profundos”.

Dois outros alunos que trabalharam com o MCSC por meio do UROP incluem Paul Irvine, graduado em engenharia elétrica e ciência da computação, que agora está pesquisando a relação atual do conservadorismo americano e suas visões sobre sustentabilidade e mudança climática, e Pamela Duke, graduada em administração, agora investigando o uso de ferramentas de simulação para capacitar os tomadores de decisão industriais em torno da ação de mudança climática.

Outros projetos com foco no desenvolvimento de tecnologia incluem a caracterização experimental de poli(arileno éteres) para separações de propano/propileno energeticamente eficientes por Duha Syar, que é formado em engenharia química e trabalha comZachary Smith, o Professor de Desenvolvimento de Carreira Robert N. Noyce de Engenharia Química; desenvolvendo métodos para melhorar a reciclagem de chapas de aço por Rebecca Lizarde, que está se formando em ciência e engenharia de materiais; e condução de íons em eletrólitos compostos de polímero-cerâmica por Melissa Stok, também com especialização em ciência e engenharia de materiais.

“Meu projeto está intimamente ligado ao desenvolvimento de melhores baterias Li-Ion, que são extremamente importantes em nossa transição para energia limpa”, explica Stok, que está trabalhando comestrela sábia, Breene M. Kerr do MIT (1951) Professora de Ciência e Engenharia Nuclear. “Atualmente, os carros elétricos são limitados em seu alcance pela capacidade da bateria, portanto, trabalhar para criar baterias mais eficazes com densidades de energia mais altas e melhores capacidades de energia ajudará a fazer esses carros irem mais longe e mais rápido. Além disso, o uso de materiais mais seguros que não têm um custo ambiental tão alto para extração também é importante.” Claire Kim, formada em engenharia química, também está se concentrando em baterias, mas está se concentrando em baterias de grande formato mais relevantes para o armazenamento de energia em escala de rede comBrushett chegou, professor associado de engenharia química.

Alguns alunos do programa optaram por focar nas partes interessadas, que, quando se trata de clima e sustentabilidade, podem variar de entidades empresariais e industriais a agricultores e povos indígenas e suas comunidades. Shivani Konduru, formado em engenharia elétrica e ciência da computação, está explorando os “efeitos pela culatra” na comunicação sobre mudanças climáticas, concentrando-se nas percepções das mudanças climáticas e como o mensageiro pode mudar os resultados, e Einat Gavish, formado em matemática, sobre como diferentes partes interessadas percebem as informações sobre o comportamento de condução.

Dois estudantes estão pesquisando o impacto da tecnologia nas populações locais. Anushree Chaudhuri, que está se formando em estudos e planejamento urbano, está trabalhando comLawrence Susskind, Ford Professor de Planejamento Urbano e Ambiental, sobre a aceitação da comunidade de localização de energia renovável, e Amelia Dogan, também especialista em estudos e planejamento urbano,está trabalhando comDanielle Wood, professor assistente de aeronáutica e astronáutica e artes e ciências da mídia, sobre soberania de dados indígenas em contextos ambientais.

“Estou entrevistando ativistas ambientais indígenas para o meu projeto”, diz Dogan. “Este é o primeiro curso diretamente relacionado à sustentabilidade que faço e estou gostando muito. Isso me abriu para outros aspectos do clima além do lado humano, que é o meu foco. Eu participei do programa SuperUROP do MIT e adorei, por isso fiquei empolgado em fazer essa oportunidade semelhante com foco no clima e na sustentabilidade.”

Outros projetos incluem monitoramento em campo da qualidade da água por Dahlia Dry, estudante de física; compreensão da liberação e acúmulo de carbono em zonas úmidas costeiras por Trinity Stallins, especialista em estudos e planejamento urbano; e investigando a síntese de enzimas para biorremediação por Delight Nweneka, um estudante de engenharia elétrica e ciência da computação, cada um vinculado ao trabalho da via de impacto do MCSC emsoluções baseadas na natureza.

A ampla gama de tópicos de pesquisa ressalta o objetivo do Programa de Clima e Sustentabilidade de reunir diversos interesses, formações e áreas de estudo, mesmo dentro do mesmo curso. Por exemplo, Helena McDonald está estudando os impactos da poluição dos lançamentos de foguetes, enquanto a Aviva Intveld está analisando o paleoclima e o paleoambiente de fundo do primeiro povoamento das Américas. Ambos os alunos são graduados em ciências da Terra, atmosféricas e planetárias, mas estão pesquisando os impactos climáticos de perspectivas muito diferentes. A Intveld foi recentemente nomeadaBolsista Gates Cambridge 2023.

“Há alunos representados de vários cursos no programa, e algumas pessoas estão trabalhando em projetos mais técnicos, enquanto outras são interpessoais. Ambas as abordagens são realmente necessárias na busca pela resiliência climática”, diz Grace Harrington, graduada em engenharia civil e ambiental e cujo projeto investiga maneiras de otimizar a potência do parque eólico. “Acho que é uma das poucas aulas que fiz com uma natureza tão interdisciplinar.”

Perspectivas e orientações do MIT e de especialistas do setor

À medida que os alunos desenvolvem esses projetos, eles também fazem o curso do programa (Climate.UAR), que abrange tópicos importantes na ciência da mudança climática, estratégias de descarbonização, política, justiça ambiental e métodos quantitativos para avaliar impactos sociais e ambientais. O curso é listado em departamentos em todas as cinco escolas e é ministrado por uma equipe experiente e interdisciplinar. Desirée Plata foi fundamental para desenvolver os Programas de Bolsas de Clima e Sustentabilidade e o curso com a professora associada Elsa Olivetti, que lecionou no primeiro semestre. Olivetti está agora co-ensinando no segundo semestre com Jeffrey C. Grossman, o Morton e Claire Goulder e Professor de Família em Sistemas Ambientais, chefe do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais e co-diretor do MCSC. Os instrutores de redação do curso são Caroline Beimford e David Larson.

“Fui apresentado a muitos novos ângulos no espaço climático por meio de palestrantes convidados semanais, cada um compartilhando uma perspectiva diferente relacionada à sustentabilidade”, diz Claire Kim. “Como estudante de engenharia química, examinei principalmente as tecnologias de descarbonização e como escalá-las, portanto, aprender sobre políticas, por exemplo, foi útil para mim. O professor Black, do Departamento de História, falou sobre como podemos analisar a eficácia da política do passado para orientar a política futura, enquanto o professor Selin falou sobre o enquadramento de diferentes políticas climáticas como tendo co-benefícios. Essas perspectivas são realmente úteis porque não importa quão boa seja uma tecnologia, você precisa convencer outras pessoas a adotá-la, ou ter uma política forte para encorajar seu uso, para que seja eficaz.”

Trazendo a perspectiva da indústria, os convidados apresentaram do MCSCempresas associadascomo PepsiCo, Holcim, Apple, Cargill e Boeing. Por exemplo, em uma aula, líderes climáticos de três empresas apresentaram juntos suas abordagens para estabelecer metas climáticas, barreiras para alcançá-las e maneiras de trabalhar em conjunto. “Quando apresentei à turma, ao lado de meus colegas da Apple e da Boeing, as perguntas dos alunos nos levaram a explicar como podemos colaborar em maneiras de atingir nossas metas climáticas, refletindo a oportunidade mais ampla que encontramos no MCSC”, diz Dana Boyer, sustentabilidade gerente da Cargill.

Testemunhar a dinâmica entre setores se desenrolar em sala de aula foi particularmente envolvente para os alunos. “A parte mais benéfica do programa para mim é o número de palestras convidadas que vieram para a aula, não apenas do MIT, mas também da indústria”, acrescenta Grace Harrington. “A gama diversificada de pessoas falando sobre seus próprios campos me permitiu fazer conexões entre todas as minhas aulas.”

Trazer perspectivas tanto da academia quanto da indústria é um reflexo da missão maior do MCSC de conectar seus membros corporativos entre si e com a comunidade do MIT para desenvolver soluções climáticas escaláveis.

“Além de nos concentrarmos em um projeto de pesquisa independente e nos envolvermos com uma comunidade de colegas, tivemos a oportunidade de ouvir palestrantes de todo o espaço da sustentabilidade que também fazem parte ou estão intimamente ligados ao ecossistema do MIT”, diz Anushree Chaudhuri. “Essas oportunidades me ajudaram a fazer conexões e aprender sobre as iniciativas do Instituto que estão intimamente relacionadas a projetos de sustentabilidade estudantis existentes ou planejados. Essas conexões - em tópicos como gerenciamento de resíduos, melhores práticas de pesquisa e comunicações climáticas - fortaleceram os projetos dos alunos e abriram caminhos para futuras colaborações.

Ter um impacto positivo como alunos e após a formatura

No início do programa, os alunos identificaram vários objetivos, incluindo o desenvolvimento de questões de pesquisa independentes focadas, estabelecendo conexões e vínculos com os desafios do mundo real, fortalecendo suas habilidades de pensamento crítico e refletindo sobre suas futuras ambições de carreira. Uma linha comum em todos eles: o compromisso de ter um impacto significativo nos desafios climáticos e de sustentabilidade, tanto como estudantes agora quanto como profissionais após a graduação.

“Eu simplesmente amei me conectar com colegas que pensam da mesma forma por meio do programa. Por acaso, eu conhecia a maioria dos alunos que vinham de várias outras comunidades no campus, então foi uma experiência muito especial para todas essas pessoas com as quais eu não conseguia me conectar como um grupo coeso antes de se reunirem. Sempre que temos discussões em pequenos grupos em sala de aula, fico sempre grato pelo tempo para aprender sobre os projetos de pesquisa interdisciplinares nos quais todos estão envolvidos”, conclui Chaudhuri. “Estou ansioso para manter contato com esse grupo daqui para frente, pois acho que a maioria de nós está planejando uma pós-graduação e/ou carreiras relacionadas ao clima e à sustentabilidade.”

O MCSC Climate and Sustainability Scholars Program representa as iniciativas ambiciosas e ousadas do MIT sobre clima e sustentabilidade - reunindo professores e alunos do MIT para colaborar com a indústria no desenvolvimento de soluções climáticas e de sustentabilidade no contexto de ensino e pesquisa de graduação. Saiba como você podeenvolver-se.

FAQs

Qual a importância da sustentabilidade para o combate das mudanças climáticas? ›

Investimentos em desenvolvimento sustentável contribuirão para o combate à mudança do clima com a redução das emissões de gases de efeito estufa e no fortalecimento da resiliência. Por outro lado, ações relacionadas à mudança do clima darão impulso ao desenvolvimento sustentável.

Qual é o principal objetivo da sustentabilidade ambiental? ›

A sustentabilidade ambiental abrange o respeito aos limites do meio ambiente e prima pela conservação dos recursos naturais como fauna, flora, solo, corpos d'água e ar, provendo condições para que o ecossistema consiga se regenerar.

O que podemos fazer para contribuir com a sustentabilidade? ›

8 maneiras de colaborar para a sustentabilidade
  1. Separe o lixo. ...
  2. Economize água em casa. ...
  3. Aproveite todas as partes dos alimentos. ...
  4. Promova a economia local. ...
  5. Deixe o carro na garagem. ...
  6. Economize energia elétrica. ...
  7. Reutilize embalagens. ...
  8. Evite compras por impulso.

Quais são os três pilares do desenvolvimento sustentável? ›

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Qual a importância da sustentabilidade nos dias de hoje? ›

Qual é a importância da sustentabilidade para a sociedade e empresas? Como você viu, a sustentabilidade é o meio de garantir o suprimento das necessidades atuais da sociedade sem comprometer o das gerações futuras. Nesse sentido, calcular o impacto ambiental de cada ação é ato central ‒ mas não única ‒ para reduzi-lo.

O que é sustentabilidade texto resumido? ›

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza.

O que eu posso falar sobre a sustentabilidade ambiental? ›

A sustentabilidade ambiental, cujos objetivos são a preservação do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais, é um dos pilares da sustentabilidade. A sustentabilidade ambiental prevê a adoção de práticas voltadas à preservação do meio ambiente para gerações futuras.

O que falar em um texto sobre sustentabilidade ambiental? ›

A sustentabilidade ambiental é encontrar o equilíbrio na utilização dos recursos naturais, seguindo práticas sustentáveis para minimizar a exploração do meio ambiente e a poluição irracional para que as gerações futuras também tenham meios de atender às suas necessidades básicas.

Como elaborar um projeto de sustentabilidade? ›

4 passos para tornar um projeto sustentável
  1. Aproveite o que a natureza tem a oferecer. O projeto de engenharia deve usar os recursos naturais a favor da construção, a incidência de luz solar, a circulação de ar, a sombra das árvores etc. ...
  2. Reuso de água. ...
  3. Invista em tecnologia. ...
  4. Cuidado no descarte de entulho.

Como a sustentabilidade ambiental pode melhorar o mundo onde vivemos? ›

Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente. Para as empresas, a sustentabilidade não é somente um benefício ao meio ambiente, mas sim um retorno que ganha.

Que desafios para a sustentabilidade enfrentamos hoje? ›

Os principais desafios ambientais que enfrentamos atualmente incluem a crise climática, a perda da biodiversidade, a poluição e o esgotamento dos recursos naturais. A crise climática é um dos desafios mais urgentes que enfrentamos.

Quais são os quatro tipos principais de sustentabilidade? ›

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Quais são os principais objetivos do desenvolvimento sustentável? ›

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O que a sustentabilidade promove? ›

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

O que a sociedade deve fazer para promover o desenvolvimento sustentável? ›

8 atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável
  1. 1) Promova a cultura da sustentabilidade: ...
  2. 2) Pense no bem-estar dos seus funcionários: ...
  3. 3) Produza menos resíduos: ...
  4. 4) Compre de empresas sustentáveis: ...
  5. 5) Escolha equipamentos que não utilizem energia elétrica: ...
  6. 6) Apague a luz e deixe a luz do sol entrar:

Quais as principais atitudes que incentivam a sustentabilidade? ›

9 atitudes sustentáveis que você pode ter dentro de casa
  • 1 – Trocar as lâmpadas da casa. ...
  • 2 – Leve a reciclagem a sério. ...
  • 3 – Reduza o uso de embalagens. ...
  • 4 – Decore com objetos usados e materiais naturais. ...
  • 5 – Tire os aparelhos da tomada. ...
  • 6 – Cuidado com a posição da geladeira e do freezer.

O que causa a falta de sustentabilidade? ›

Consumo excessivo, crescimento urbano, desenvolvimento de novas tecnologias e até mesmo a preservação de uma floresta e de animais em risco de extinção. Somos mais de 07 bilhões de habitantes no planeta Terra, que consomem 50% a mais dos recursos naturais renováveis disponíveis.

O que é sustentabilidade é um exemplo? ›

Exemplos de Sustentabilidade. Sustentabilidade é um conceito que envolve a ideia do desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, significa a possibilidade de crescimento econômico e provimento das necessidades básicas humanas sem o desgaste e poluição ambiental.

O que prejudica a sustentabilidade ambiental? ›

Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.

Qual é a importância de ser sustentável? ›

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com toda certeza, ao adotar ações sustentáveis, os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras. O sol é um recurso abundante e não se reduz com o seu uso para geração.

Qual a importância de colocar em prática a sustentabilidade social? ›

Qual a importância da sustentabilidade social? Sua importância vem do fato de que sua construção na sociedade gera qualidade e expectativa de vida para toda a população.

Qual é o papel da sociedade em relação à sustentabilidade? ›

Pergunta 1 1 em 1 pontos Qual o papel da sociedade em relação à sustentabilidade? Resposta Selecionada: b. Reduzir consumo, informar-se, buscar produtos sustentáveis, pressionar o governo e as empresas.

Quais são os 7 pilares da sustentabilidade? ›

Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.

Como começar um texto sobre sustentabilidade ambiental? ›

No momento de escrever uma redação sobre sustentabilidade ambiental, mostre que você tem consciência de como a educação ambiental é importante para que haja, de fato, uma mudança positiva no mundo quando se trata de sustentabilidade e preservação para evitar piores consequências.

O que é planejamento sustentável? ›

É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é um projeto sustentável explique? ›

Projetos sustentáveis são aqueles criados com o objetivo de causar menor impacto ao meio ambiente. Com o desenvolvimento da tecnologia, cada vez mais surgem soluções e materiais que ajudam na economia de energia e água, além de diminuir a emissão de gases poluentes.

Quais são os oito tipos de sustentabilidade? ›

Os 8 R's são: refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar, reparar, responsabilizar-se e repassar.

Qual o maior desafio para tornar o mundo mais sustentável? ›

Os principais empecilhos relacionados à implantação do desenvolvimento sustentável apontados neste trabalho são a questão da fragmentação do meio ambiente, o consumismo e a degradação ambiental, sendo que os mesmos estão atrelados ao modo de produção capitalista.

Qual o maior problema da sustentabilidade? ›

As mudanças climáticas são o grande problema ambiental que a humanidade terá que enfrentar durante a próxima década; porém, não é o único. A seguir, reexaminaremos alguns deles — desde a escassez de água à perda de biodiversidade ou à gestão dos resíduos — e veremos quais são os desafios que temos pela frente.

Quais são as 3 questões ambientais mais importantes? ›

Os 5 principais problemas ambientais que podem aparecer na prova e na redação
  1. Poluição do ar. A poluição do ar é um dos principais problemas ambientais a nível mundial. ...
  2. Desmatamento. ...
  3. Degradação do solo. ...
  4. Extinção de espécies. ...
  5. Superpopulação.
Aug 9, 2022

Qual é o objetivo de desenvolvimento sustentável relacionado às mudanças climáticas? ›

O ODS 13 foca na necessidade de adotar medidas urgentes para acabar com as mudanças climáticas que afetam todos os países do mundo. Tais medidas incluem: O fortalecimento da resiliência e da capacidade de adaptação aos riscos relacionados ao clima.

Qual é a importância do desenvolvimento sustentável? ›

O desenvolvimento sustentável é necessário para a manutenção das diferentes formas de vida da humanidade, assim como para a garantia de oferta de recursos ambientais para as próximas gerações.

O que pode ser feito para evitar as mudanças climáticas? ›

10 dicas para combater a crise climática
  1. Dissemine informações. ...
  2. Faça pressão política. ...
  3. Mude seu meio de transporte. ...
  4. Controle seu consumo de energia. ...
  5. Adapte sua dieta. ...
  6. Consuma produtos sustentáveis e de origem local. ...
  7. Não desperdice comida. ...
  8. Vista-se com inteligência (climática)
May 4, 2022

O que a sociedade deve fazer para promover o Desenvolvimento Sustentável? ›

8 atitudes para se alcançar o desenvolvimento sustentável
  1. 1) Promova a cultura da sustentabilidade: ...
  2. 2) Pense no bem-estar dos seus funcionários: ...
  3. 3) Produza menos resíduos: ...
  4. 4) Compre de empresas sustentáveis: ...
  5. 5) Escolha equipamentos que não utilizem energia elétrica: ...
  6. 6) Apague a luz e deixe a luz do sol entrar:

Qual a importância do estudo das mudanças climáticas? ›

As mudanças climáticas podem afetar nossa saúde, capacidade de cultivar alimentos, habitação, segurança e trabalho. Alguns de nós já são mais vulneráveis aos impactos do clima, como as pessoas que vivem em pequenas nações insulares e outros países em desenvolvimento.

Quais os principais objetivos do desenvolvimento sustentável resumo? ›

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O que é ser sustentável nos dias de hoje? ›

Ser sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. Isso quer dizer que a discussão vai muito além do plantio de árvores e reciclagem.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Eusebia Nader

Last Updated: 12/11/2023

Views: 5719

Rating: 5 / 5 (80 voted)

Reviews: 87% of readers found this page helpful

Author information

Name: Eusebia Nader

Birthday: 1994-11-11

Address: Apt. 721 977 Ebert Meadows, Jereville, GA 73618-6603

Phone: +2316203969400

Job: International Farming Consultant

Hobby: Reading, Photography, Shooting, Singing, Magic, Kayaking, Mushroom hunting

Introduction: My name is Eusebia Nader, I am a encouraging, brainy, lively, nice, famous, healthy, clever person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.